quarta-feira, 27 de junho de 2012

HOMENAGEM DOS FORMANDOS



Neste momento de tanta alegria e expectativa muitas vezes não nos damos por conta de que este é também um momento de despedida. Foram muitos anos de convivência, muitas amizades nasceram em meio a cálculos ou com alguma experiência que nos “chocava ou nos deixava de cabelos em pé”, de lições aprendidas não só para utilizarmos em nossas carreiras, mas também para utilizarmos em nossas vidas. Tudo isso aconteceu devido ao convívio com diversos mestres.
 O que mais nos acompanhou foi o Professor Mestre Zenar Pedro Schein, que tem toda a competência necessária para além de ministrar suas aulas (o que faz de maneira esplendorosa) estar à frente da coordenação do nosso curso, lá ele desenvolve um trabalho voltado a oferecer a todos os acadêmicos o melhor atendimento possível. Mas ele também é o nosso “Sor” Zenar, aquele que está ali para escutar nossas angústias, ainda mais em tempos de TCC, nos aconselhar nos momentos em que não estamos conseguindo ver uma solução adequada, e neste momento para participar da nossa alegria.
Não poderíamos findar este ciclo de nossas vidas sem agradecer a dedicação que dispensa a todos nós. Nestes anos de convivência aprendemos através do teu exemplo o que significa ser professor.

Obrigado por todos esses anos de dedicação
Formandos de Matemática 2012.

 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Formação Continuada

Na tarde da última terça-feira, a Faccat participou de mais uma etapa da formação continuada de professores das escolas estaduais inseridas no novo Ensino Médio Politécnico, da 1ª coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O tema deste encontro foi: “O Professor Interdisciplinar: Possibilidades e Limites” cuja Palestra para aproximadamente 200 pessoas, foi ministrada pelo Prof. Zenar Pedro Schein, coordenador do curso de Matemática da Faccat.




Inseridos no tema principal da palestra: "O Novo Ensino Médio Politécnico", foram tratados assuntos como: o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar dos professores, o planejamento, a prática docente e a utilização da Metodologia Científica na sala de aula.
O próximo encontro será no mês de julho.

Coordenação do curso de Matemática

terça-feira, 5 de junho de 2012

Sugestão de Livro

A dica vai para o livro "Metodologia de Pesquisa" dos autores Roberto Hernandez Sampieri, Carlos F. Collado e Pílar B. Lucio.

Apesar de estar na sua terceira edição, pode contribuir com professores e estudantes na elaboração de pesquisas científicas.
A editora é Mc Graw Hill, parceira do grupo Artmed. Seguem os capítulos:  

Capítulo 1. O processo de pesquisa e os enfoques quantitativo e qualitativo rumo a um modelo integral

Capítulo 2. A idéia: nasce um projeto de pesquisa

Capítulo 3. Formulação do problema: objetivos, questões de pesquisa e justificativa do estudo

Capítulo 4. Elaboração do marco teórico: revisão de literatura e construção de uma perspectiva teórica

Capítulo 5. Definição da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa

Capítulo 6. Formulação de hipóteses

Capítulo 7. Modelos de pesquisa

Capítulo 8. Seleção da amostra

Capítulo 9. Coleta dos dados

Capítulo 10. Análise dos dados

Capítulo 11. Elaboração do relatório de pesquisa


Coordenação do curso de Matemática