terça-feira, 31 de julho de 2012

Horário de Terça

A coordenação do curso de Matemática da Faccat cumprimenta a todos os alunos na volta de mais um semestre letivo. Hoje, 31/07, teremos as disciplinas de: 
 - Filosofia, com o Prof. Sérgio Trombetta (sala C103);
 - Português I, com a Prof.ª Carmem (sala B106);
 - Álgebra Linear I, com o Prof. Sílvio Mello (sala C202);
 - Cálculo Diferencial e Integral IV, com a Prof.ª Rosane (sala D206).
    Desejamos um ótimo 2012/2.

Coordenação do Curso de Matemática

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Horários de Segunda

A coordenação do curso de Matemática da Faccat cumprimenta a todos os alunos na volta de mais um semestre letivo. Hoje, 30/07, teremos a disciplina de Antropologia com o Prof. Ari Antonio da Silva (Padre Ari - sala B105) e Física III com o Prof. Zenar (sala D203).
Desejamos um ótimo 2012/2.

Coordenação do Curso de Matemática

segunda-feira, 23 de julho de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA II

     Na semana que passou o curso de Matemática em parceria com o curso de Pedagogia da Faccat terminou o trabalho de formação continuada dos professores das escolas públicas estaduais do Ensino Médio Politécnico.
     O trabalho foi desenvolvido pelo coordenador do curso de Matemática da Faccat, Prof. Zenar Pedro Schein, acompanhando professores de escolas de Três Coroas, Igrejinha, Taquara, Rolante, Riozinho, Parobé e Porto Alegre.  
     As tarefas foram cumpridas com êxito!

Coordenação do curso de Matemática

terça-feira, 17 de julho de 2012

PIBID


O curso de Matemática comunica que estão abertas as inscrições para os interessados em receber uma bolsa no valor de R$400,00 mensais, para participar do PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Esse programa visa a estimular a prática docente dos acadêmicos das licenciaturas.

Os interessados deverão disponibilizar, pelo menos, 8 horas semanais, divididas entre atividades de planejamentos na Faccat e prática nas escolas de Taquara a que forem destinadas.

As inscrições ocorrerão até o dia 07 de agosto de 2012. Para acessar o edital e a ficha de inscrição, clicar no banner Pibid no site da Faccat. Vagas limitadas.

Informações: faccat.br (clicar no banner Pibid) ou fones (51)3541-6655;

OBS.: É interessante que o acadêmico interessado não seja formando 2012 ou 2013.

                     Vale Ouro

       O número Fi (PHI), também conhecido como NÚMERO DE OURO, razão áurea, seção áurea, segmento áureo e entre outros é simbolizado pela letra grega Fi, inicial de Fídias (PHIDEAS), em homenagem ao escultor grego que utilizou este número durante a construção do Partenon (Parthenon/Grécia) no século V a.C.
       A proporção áurea deste a antiguidade é empregada na arte. Encontramos a razão áurea nas pirâmides do Egito. Em diversas proporções da igreja de Notre-Dame, em Paris. Nas obras de Da Vinci. Este número é encontrado geometricamente na razão entre (a+b) e a é a mesma encontrada entre a e b, insto é (a+b) /a= a/b, aproximadamente 1,61803398. Nesta razão encontra-se o retângulo áureo, ou retângulo de ouro, onde que, a razão entre os seus dois lados diferentes é igual à Fi.
       O Número de Ouro, considerado por muitos como uma oferta de Deus é um número irracional misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão.
       Vejamos algumas curiosidades em que o número Fi aparece:
*A razão entre a altura do corpo humano e a medida do umbigo até o chão;
*A razão entre a altura do crânio e a medida da mandíbula até o alto da cabeça;
*A razão entre a medida da cintura até a cabeça e o tamanho do tórax;
*A razão entre a medida do ombro à ponta do dedo e a medida do cotovelo à ponta do dedo;
*A razão entre o tamanho dos dedos e a medida da dobra central até a ponta;
*A razão entre a medida da dobra central até a ponta e a segunda dobra até a ponta;
*A razão entre a medida do seu quadril ao chão e a medida do seu joelho até ao chão;
*A razão entre a medida dos lados do cartão de crédito, largura/altura, o mesmo em livro, jornal, uma foto revelada, televisão;
*Na sequência de Fibonacci.
*Encontra-se também o número FI a partir do número da besta (referência bíblica). O número da besta é 666. O seno de 666 é sen(666)= -0.809016994... Este valor corresponde a metade do FI negativo, ou seja, sen(666)x(-2)=1.61803...

Não é incrível?
                                                        Lucieli Martins Descovi

                                                        Profª.Me. do Curso de Matemática/Faccat