segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Aula Magna 2010/2

Na noite de quarta-feira dia 1º/09 tivemos a Aula Inaugural do Curso de Matemática do segundo semestre de 2010.
A apresentação foi de responsabilidade da Prof.ª Simone Mumbach - formada em Agosto pela Faccat.
Ela apresentou - louvavelmente, diga-se de passagem - seu TCC:
Autonomia, Individualidade e Construção do Conhecimento Matemático (que está disponível na biblioteca)
Falou sobre como conseguiu driblar a defasagem de uma turma de 5ª série (6º ano) que não sabia as quatro operações básicas.
Explicou sua política de trabalho em projetos e os resultados obtidos. Resultados estes que mostraram a evolução dos alunos com dificuldades matemáticas básicas para os melhores estudantes do 6° ano no ano seguitne. Também relatou o processo de como se tornaram independentes e autônomos na busca de conhecimentos diferenciados, em outras fontes de pesquisa, outras bibliografias.
Os alunos têm outra visão das aulas de modo geral, ainda são acompanhados pela professora Simone , agora como diretora da escola. Ela tem planos para transformar toda a escola em projetos e não só as aulas de Matemática.

O projeto funciona bem em Portugal, na famosa Escola da Ponte que Rubem Alves já citou aqui. Cabe lembrar que o Brasil ainda é um país em desenvolvimento, mas são inciativas como a dela que são capazes de mudar a visão sobre a Escola, sobre como as coisas podem dar certo e mudar para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário